MENSAGEM

Em Pediatria, os Cuidados Paliativos são aqueles que previnem, identificam e tratam crianças que sofrem com doença crônica, progressiva e avançada, suas famílias e equipes que os atendem. Envolve, não somente questões éticas como também outras áreas da saúde: infectologia, nutrologia, medicina intensiva, endocrinologia, psiquiatria, controle de dor, enfermagem, fisioterapia, fonoterapia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, serviço social, práticas integrativas e complementares (PICS) entrou outras

Com a tecnologia contribuindo grandemente para o avanço de técnicas de preservação da vida, e com o aumento dos doentes crônicos surgem questões como: Quais devem ser os limites de investimento na vida? Dever-se-á manter a vida mesmo sob o sofrimento do ser humano? Existem doenças que não tem indicação de suporte avançado? O que é e como definir a indicação de suporte avançado? Como cuidar das crianças que não tem indicação de suporte avançado porém seguem vivendo entre nós e cheias de necessidades? Como cuidar de pacientes sem possibilidades de tratamento curativo?

Com a finalidade promover o encontro entre todos os profissionais interessados no tema, promovendo a sua atualização, a exploração de novas áreas e um amplo debate de ideias e de experiências, elaboramos uma Jornada para abordar todos esses assuntos, que este ano, como é o primeiro ano, ocorrerá em 1 dia, porém pretendemos expandir para dois ou mais dias ao longo dos anos.

Comissão Organizadora